Perguntas frequentes

LinkInstagramLink

Como prevenir a artrose de joelho?

Talvez a pergunta que eu mais escute, e a resposta mais importante que eu posso dar. 

A artrose tem um componente genético muito forte, mas existem algumas medidas que ajudam a reduzir seu impacto:


Eu tenho artrose? Quais são os sintomas?

Dor é o primeiro sintoma. Uma dor que vai aumentando lentamente com o passar dos meses, um incomodo na parte de dentro ou atrás do joelho. Essa dor pode piorar quando você sai do carro ou tenta subir escadas por exemplo. Ajoelhar-se pode se tornar tortura.

Inchaço também é bastante comum. Em momentos de crise ou após pequenas torções/traumas, o joelho pode inchar bastante. Isso é característico da artrose.

Perna entortando: Seu joelho parece como o de um caubói dos filmes, virado para fora, ou uma tesoura, virado para dentro. São sintomas progressivos e geralmente lentos. Não costumam acontecer até os estagios mais avançados da doença.

Limitação do movimento: O joelho não estica completamente, ou perdeu a capacidade de dobrar. 

Qual o melhor exercício para mim quando já tenho artrose?

Salvo raras exceções, academia acompanhado por instrutor. O fortalecimento da musculatura é o mais importante para proteger as estruturas internas do joelho de dano.

Na minha opinião, o melhor exercício aeróbico a se realizar é a bicicleta. Use o banco em configuração alta, para que o joelho não fique dobrado o tempo todo durante o exercício. 

Se tivesse que escolher entre um dos dois, respeitadas as exceções, sem sombra de dúvidas a academia é o melhor exercício para uma pessoa que tem artrose.

Certo. Tenho artrose. Já tentei tratar de todo jeito, mas a dor não melhora. Quando devo operar?

Essa é a pergunta que eu vou te fazer todas as consultas. Chegou a hora

Quem define a hora da cirurgia de prótese é o paciente. Quando não aguenta mais a dor, quando houver incapacidade para atividades simples do dia a dia, como levantar do sofá ou do vaso sanitário, entrar e sair do carro, subir e descer escadas.
Quando você começa a pensar se vale a pena sair por causa da dor que vai sentir. Essa é a hora de operar.

Não existe um exame que te obrigue a operar. Quem define a sua dor é você. 

Mas doutor, eu morro de medo da cirurgia. Quais os riscos?

Hoje em dia, com as técnicas mais modernas de cirurgia, a taxa de complicações é extremamente baixa. 

As duas complicações mais temidas são infecção e trombose.
Infecção, também chamada nesse contexto de rejeição, acontece quando uma bactéria entra na interface da prótese. Isso causa dor e desconforto, pois a prótese começa a se soltar. Existe, porém tratamento, e isso não significa uma cadeira de rodas. A chance é em torno de 1%, ou seja, em cada 100 pessoas operadas, uma desenvolverá infecção.

Trombose venosa profunda é a outra complicação temida. Hoje como o paciente anda no mesmo dia da cirurgia, utilizamos meias de compressão e medicações, o risco diminuiu muito, mas ainda existe.

Como é o primeiro mês depois de uma prótese de joelho?

No primeiro dia eu coloco você em pé. Sim, isso mesmo. Seus primeiros passos vão ser dentro de 24 horas da cirurgia, logo que o efeito da anestesia passar. A prótese já tem a capacidade de sustentar o peso do seu corpo desde o momento que é instalada, e andar no primeiro dia diminui muito a chance de trombose nas pernas. Por isso, todo mundo de pé!!!

Caso corra tudo bem, no dia seguinte ao da cirurgia, você já pode ir para casa. Com as novas tecnicas cirúrgicas e de manejo da dor, é possível uma alta precoce com segurança.

Peço aos pacientes que utilizem andador no começo, até se sentirem seguros o suficiente para voltar a andar com as duas pernas. Normalmente isso demora duas semanas. Nesse tempo não há limitação para dobrar ou esticar o joelho, mesmo com os pontos. Inclusive, a fisioterapia é nossa aliada nessa hora. Não é necessário esperar os pontos cairem para começar o tratamento fisioterápico.

Nas primeiras semanas, é normal sentir a dor da cirurgia. Dor é muito relativo, mas alguns pacientes chegam a sentir menos dor depois da cirurgia do que antes. Essa dor não costuma durar muito, e não impede as atividades do dia a dia.
Nenhum paciente está desamparado nessa hora, temos muitas medicações que praticamente eliminam a dor. Estou disponível 24 horas por dia para o seu atendimento.

Chega de terror. O que uma prótese sem complicações vai me impedir de fazer no dia a dia

Essa é a parte boa. Uma prótese bem colocada, com um bom balanço de ligamentos, feita por um cirurgião habilidoso com material adequado, vai te permitir retornar a quase todas as atividades de antigamente. E sem dor. Agora sair de casa não é mais um tormento. A viagem com a família te permite caminhar na mesma velocidade que os outros. Entrar no carro não estrala ou dói.

Creio que as limitações são muito poucas. Correr é algo que desgasta a prótese com maior velocidade, então não é recomendado, porém não é proibido. Mas jogar tênis, praticar esportes mais leves é algo que é encorajado!

Quanto tempo dura uma prótese de joelho?

A média é de 20 a 25 anos. Pode durar menos, pode durar mais. É impossível prever com exatidão, mas essa é uma boa média. O polietileno, componente que se desgasta mais com o tempo, perde em média 1 milímetro a cada dez anos. E ele tem no mínimo um centímetro de espessura. Então os componentes são programados para durar.

Meu joelho estrala. O que isso significa?

Se o estalido não é acompanhado de dor, não há com o que se preocupar. As estruturas do joelho são muito proximas umas das outras e por alguma variante da sua anatomia uma pode estar batendo na outra durante o movimento. 

Quando é acompanhado de dor, tem algo errado. Não espere passar sozinho, procure um especialista. Pode ser algo de solução simples que se agravará caso você espere demais.

Quando devo procurar um especialista em joelho?

Basta clicar nessa página,  separei as principais indicações em uma postagem separada.


Você atende por teleconsulta?

Sim! É inclusive uma modalidade ótima de avaliação que permite que você seja atendido independente de onde esteja. Deixei mais informações nessa página aqui.